quinta-feira, 22 de janeiro de 2015



Não é um bolo, mas para lá caminha.
É um doce, muito bom e delicioso.
Quando era pequena, fazia sempre com a minha mãe por altura do meu aniversário e a receita tirávamos deste livro que deve ter a mesma idade que eu ou pouco mais.
É um clássico da minha infância.


Não fica perfeito, mas não é isso que se pretende. É um "monte" de chocolate em forma de enchido e que se vai petiscando sempre que damos de caras com ele.
É um Paio de Chocolate e a receita (ligeiramente alterada em relação ao original*) fica aqui.

Numa tigela amassar 200g de açúcar branco com 4 gemas de ovo. Juntar 125g de manteiga derretida e continuar a amassar. Adicionar uma colher de sopa de café em pó e 200g de chocolate em pó. Depois junta-se 200g bolacha**, previamente partida aos bocados pequenos. Quando tudo estiver ligado, põe-se a massa em cima de papel de alumínio (ou vegetal), borrifado com vinho do Porto (ou aguardente). Com a ajuda do próprio papel, dá-se a forma e deixa-se embrulhado em sítio fresco durante umas horas.

* Eu adiciono um pouco de café.
**Pode-se usar bolacha Maria ou bolacha Torrada. Eu prefiro esta última, pois combina melhor com o gostinho a café com que esta receita fica.


Espero que gostem!






2 comentários:

  1. Olá Pipa! Que delícia de doce! Estava vendo as fotos com meu maridinho e ele gostou, pediu para anotar a receita rsrsrsr. Beijinhos!!!

    ResponderEliminar