terça-feira, 23 de junho de 2015



 Bom dia! Neste primeiro fim-de-semana de Verão e de muito calor, acabámos por ficar mais tempo em casa, a dormir e descansar, após uma semana intensa de praia. Resolvi fazer um bolo que estava planeado há já muito tempo, que já tinha feito noutras ocasiões e até mostrado aqui, mas do qual ainda faltava a receita e algumas fotografias mais apelativas. É um clássico dos famosos volumes da Teleculinária.



Foi o primeiro bolo feito a meias com a minha mini, que agora com 3 anos já gosta de ajudar. É um bolo fresquinho, com fruta e que sabe mesmo bem nesta altura do ano. Este acabou por não ficar com grande aspecto, pois ficou mais cozido em baixo do que em cima e precisava de mais uns 5 a 10 minutos de forno. Ficou quase pudim no topo, muito húmido e muito mas muito saboroso, porque fica com algum sabor da margarina, misturado com o frutado do ananás. Deixo-vos então esta receita de Bolo de Ananás, que também pode encontrar quem tiver os antigos volumes de Teleculinária.


Barrar uma forma de buraco com margarina e de seguida deitar 1/4 de chávena de açúcar branco e espalhar muito bem. colocar no fundo rodelas de ananás e cerejas nos intervalos. Bater 1,5 chávenas de açúcar branco com 3 gemas de ovo. Se estiver muito espesso pode-se juntar um bocadinho da calda do ananás. Adicionar 1/2 chávena de margarina derretida, mexer bem e juntar a restante calda do ananás, ao todo 1 chávena de calda. Bater as 3 claras em castelo e juntar alternadamente com 2 chávenas de farinha e 3 colheres de sopa de fermento.
Levar a cozer em forno médio (200º) durante 50-60 minutos. Deixar arrefecer bem, antes de desenformar com cuidado, descolando à volta com uma faca.


Espero que gostem!



10 comentários:

  1. Esse bolo deve ter ficado bem fofo e húmido.
    Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/bucatini-com-alho-frances-e-atum.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Pipa! Quanto tempo que não apreço por aqui. E quando abro o site já dou de cara com essa delicinha. Sim é tão legal quando as crianças querem ajudar na cozinha, a minha enteada também era assim quando tinha 3 anos ela ficava o tempo todo atrás de mim quando eu estava na cozinha, sempre querendo ajudar e depois ia toda orgulhosa falar para o papai dela que ela tinha me ajudado. Eu e meus irmãos também vivíamos na cozinha acompanhando nossa mamãe tanto é que todos nós gostamos demais de cozinhar e eu principalmente. Isso faz tão bem para os pequenos eles se sentem muito valorizados!
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  3. Um clássico é sempre um clássico e este está lindo, não tinha nenhuma receita de bolo de ananás na minha biblia :) Agora já tenho, obrigada!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar